DIA DE S. FRANCISCO
O 4 de outubro é uma data muito especial – em comunhão com a Província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de N.ª Senhora, vivenciamos aventura e conhecimento em espírito franciscano.
Este dia na natureza é para nós muito mais que uma saída na qual se partilham músicas, gargalhadas ou panados. É um dia em que a natureza nos resgata do corre-corre das rotinas. Cheiramos a terra, pisamos as folhas caídas, ouvimos o cantar dos pássaros. Revivemos S. Francisco.
Os alunos e toda a comunidade escolar assinalam com alegria este dia de Festa! Não por ser um dia sem aulas, mas porque é um dia no qual se pode experienciar a espiritualidade franciscana na natureza. Francisco, que viveu lá atrás na Idade Média, terá feito escalada quando subiu ao Mont’ Alverne? Terá praticado arborismo quando falava com as árvores e as plantas? Em sentido alargado, sim! E foi com esta espiritualidade bem presente que celebramos a natureza e nos encontramos com S. Francisco entre V. N. de Gaia e Arcos de Valdevez.
Neste 4 de outubro de 2023, o Dia de São Francisco iniciou-se com eucaristia presidida pelo pároco Manuel Cantilal. Esta celebração foi mais especial por ter acontecido sobre o novo relvado sintético do campo de jogos, um soberbo espaço desportivo requalificado no início do ano e que foi agora benzido e inaugurado.
Posteriormente ao ato litúrgico, todos os alunos e professores prepararam-se para um dia em cheio. As crianças da pré-escolar passaram a manhã no colégio para realizarem atividades alusivas a S. Francisco. A ansiedade sentia-se no ar… finalmente, após o almoço, uma curta viagem até às maravilhas do Sealife, no Porto, para uma maravilhosa incursão nesse oceanário com milhares de criaturas marinhas e o único túnel subaquático do país!
As turmas do 1º ciclo fizeram uma visita ao Zoo de Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia. Aqui, puderam contactar com a natureza envolvente e experienciaram variadas sensações em comunhão com os animais e com as plantas que preenchem o espaço.
Os alunos do 2º e 3º ciclos viajaram até ao Picotopark, em Braga, onde foram muito bem acolhidos e viveram um dia intenso, preenchido com atividades radicais praticadas em plena segurança. Aqui, vimos a luz de outono filtrada nos ramos das árvores, por onde se suspendiam outros alunos de capacete, entrelaçados entre troncos de frondosos carvalhos, cabos e arneses.
Finalmente, os estudantes do ensino secundário rumaram aos Passadiços do Sistelo, em Arcos de Valdevez, para uma caminhada por um percurso de uma beleza natural ímpar. Atravessaram passadiços que os levaram a locais de outra forma inacessíveis e com paisagens deslumbrantes, cruzaram-se com a Ponte Medieval de Vilela e a Foz do Rio Cabreiro, refrescaram-se num dos afluentes do rio e terminaram nos socalcos do Sistelo, candidato a Património Mundial da UNESCO, uma das 7 maravilhas de Portugal.
No final do dia, chegámos a casa mais regenerados e agradecidos à natureza e a S. Francisco, com a sensação dominante de regozijo por poder usufruir de um dia que ficou na memória de todos.
Jornal Espião d Lourdes (alunos do 12º Ano)