FEIRA DE S. MARTINHO

Corriam as 14 horas do dia 17 de novembro, quando no Colégio de Lourdes os alunos mais pequenitos começaram a espalhar alegria no belo espaço frente à entrada principal. Tinha chegado o momento de celebrar o S. Martinho! O Magusto e Feira Tradicional haviam sido adiados desde a semana anterior devido à chuva. Os alunos consolaram-se com as castanhas quentinhas, entre brincadeiras, danças e muitos sorrisos de rostos farruscos, sob o olhar atento e carinhoso das Educadoras e suas auxiliares educativas.
Um pouco mais tarde, aumentou a azáfama, juntando-se todos os alunos desde o 5º ao 12º ano. Era hora de ultimar os preparativos para a muito concorrida Feira Tradicional. Acabavam de decorar e encher as bancas com todo o tipo de bens: produtos caseiros e regionais oferecidos por pais e famílias – desde os legumes às compotas, passando pelos salgadinhos, a doçaria, as bebidas e a tasca com as bifanas e o caldo verde quentinho, confecionado com todo o carinho pelas cozinheiras do colégio. Isto, sem esquecer as tão concorridas e mais modernas gomas. Rapidamente o recinto se encheu ainda mais, com familiares e amigos da comunidade educativa. O casal de assadores de castanhas não tinha mãos a medir!
As bancas registaram grande sucesso de vendas, tendo esgotado de tudo o que havia. As verbas angariadas reverterão, entre outros, para a Associação de Apoio Social das FMNS e para ajudar a despesas das viagens de finalistas do 4º e do 12º ano e das deslocações no âmbito do projeto CL-Internacional: Peregrinação a pé a Santiago de Compostela pelo 9º ano e Visitas de Estudo a Madrid (10º ano) e a Roma (11º ano).
O Colégio de Lourdes agradece a todos os colaboradores docentes e não docentes, aos alunos e muito especialmente às famílias, por todo o empenho e dádiva desinteressada, sem os quais estas iniciativas não seriam possíveis.

Jornal Espião de Lourdes (alunos do 12º Ano)