DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA

Foi na tarde do dia 24 de novembro, que os alunos, foram conduzidos ao auditório pelos respetivos professores, para aí assistirem a uma palestra, em tom de conversa aberta, com a Dra Sanna Sillankorva, cientista certificada no INL, Iberian Nanotechnology Laboratory, que nos presenteou com o seu testemunho pessoal sobre a sua experiência laboral.

No INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, localizado em Braga, cientistas e engenheiros de todo o mundo trabalham num ambiente altamente interdisciplinar e esforçam-se por fazer do INL um pólo mundial de implementação da Nanotecnologia dirigida aos grandes desafios da sociedade.

Encarregada da área de investigação alimentar e da saúde humana, a Dra Sanna, expôs a sua metodologia de trabalho aos alunos. Através de uma apresentação interativa, acompanhada de uma demonstração dos diversos produtos criados no INL, entre os quais constavam agulhas nanométricas de aplicação endémica, bolachas sintetizadas em laboratório, a Dra Sanna partilhou o seu testemunho. Além destas demonstrações, esclareceu os alunos acerca de noções primárias da Nanociência e da Nanotecnlogia, ilustrando as suas particularidades e aplicações no quotidiano. Outro dos aspetos mais intrigantes da apresentação da Dra Sanna, teve que ver com a “interface” da Nanotecnologia com o organismo humano e com o modo como a mesma é capaz de revolucionar o campo da Medicina. Nanoagulhas endémicas, dispositivos nanométricos reguladores de insulina e fármacos constituídos por partículas oliméricas, foram só alguns dos exemplos mencionados na apresentação, promissores de inovação nos campos da saúde humana.

No final da apresentação, deu-se lugar a um espaço aberto de perguntas e respostas entre a Dra Sanna e os alunos, onde aquela se mostrou disponível para esclarecer as curiosidades e/ ou dúvidas dos presentes.

(Jornal Espião de Lourdes)