VISITA DE ESTUDO

Nos dia 23 e 24 de março, foi proporcionado, aos alunos do 2º Ciclo e 7º ano, uma ocasião distinta do quotidiano escolar, mediante a realização de uma visita de estudo, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, Ciências Físico-Químicas, História, Educação Visual e E.M.R.C. Este momento fora do espaço letivo, programado no calendário escolar, foi pensado como um contributo para a construção de novos saberes, nomeadamente pessoais, sociais e culturais, dando assim um valioso contributo para a Formação Integral da pessoa humana.

Pelas 08h00, no dia 23, os alunos, acompanhados de alguns professores, rumaram ao Centro de Ciência Viva de Constância. Aqui foram recebidos, no espaço exterior, pelos monitores responsáveis por diversas atividades, tais como a demonstração de eclipses, a visualização das fases da Lua, a representação dos movimentos de rotação e de translação dos planetas, a caracterização dos corpos do sistema solar e a compreensão de um modelo sobre a Via Láctea. Numa segunda parte, o grupo assistiu à simulação do céu noturno, observável à vista desarmada, na data da visita.

De tarde, dirigiram-se até Fátima, onde, primeiramente, visitaram, com guias, as Grutas da Moeda, contactando com diversas formações cársicas e compreendendo os fenómenos geológicos que estiveram na sua génese. Esta “viagem pelo mundo subterrâneo” teve ainda como objetivo sensibilizar para a importância da preservação do Património Geológico.

A etapa seguinte deste passeio passava por uma caminhada no percurso da Via Sacra, porém, as condições climáticas adversas levaram-nos a procurar uma possível alternativa, que recaiu no Consolata Museu – Arte Sacra e Etnologia, espaço que reúne uma extensa coleção de arte sacra portuguesa e contempla a etnografia de vários países do mundo, tendo revelado um elevado interesse artístico e cultura.

À noite, após o jantar, o grupo dirigiu-se para o “coração” do Santuário de Fátima, a Capelinha das Aparições, onde houve lugar para um momento de reflexão interior e oração, em comunhão com Nossa Senhora. Junto da Mãe do Céu, há mais força para chorar, cair e levantar.

Ela ajuda a procurar um oásis no meio de caminhos trilhados de pedras, no meio do deserto.      Pernoitaram no Hotel Verbo Divino e, no dia seguinte, pelas 09h00, assistiram a uma Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade. Tratou-se de mais um momento de aprofundamento da mensagem de Fátima, especialmente no ano em que se celebra o centenário das Aparições. Posteriormente, visitaram locais como os Valinhos, a Loca do Anjo e as Casas dos Pastorinhos, sendo até lá transportados num comboio turístico.

Seguiram, após o almoço, para o Mosteiro da Batalha, o expoente máximo da arte gótica em Portugal e onde, inclusivamente, nasceu o Estilo Manuelino. Os alunos usufruíram de uma visita encenada, intitulada “A visita do Marquês”, conduzida por 3 atores que possibilitaram uma “viagem ao passado”; foi como entrar numa máquina do tempo, pois os seus anfitriões estavam trajados de acordo com o rigor da nobreza e clero da época. Este fabuloso monumento, Património Mundial da Humanidade, desencadeou sensibilidades, aos níveis histórico e artístico, além de que despoletou a noção do respeito pelo Património Arquitetónico Nacional.

Finda a visita, o grupo seguiu em direção ao Colégio e, assim, se colocou um ponto final em mais uma iniciativa, em que novos locais se conheceram, novos conhecimentos se adquiriram, mutações surgiram: nada é estático, pelo que as mudanças surgem sempre, dentro e fora de nós. Desta forma, para além da viagem física ou geográfica, os alunos também empreenderam uma viagem interior.

























AULAS ONLINE
CLASSROOM
INOVAR +
PLATAFORMA PEDAGÓGICA
AJUDA
Acesso AO INOVAR +
GALERIA
O QUE FAZEMOS E COMO FAZEMOS
PARCERIAS
ENTIDADES PARCEIRAS
EMENTAS
SALA DE REFEIÇÕES