VISITA DE ESTUDO AO CERN – SUIÇA (11º ANO)

No final do 2.º período, entre os dias 30 de março e 2 de abril, realizou-se no âmbito do projeto “CL – Internacional” a 1ª edição de viagens de estudo a “Centros de Investigação Internacionais”, organizada pelo Colégio de Lourdes. O grupo, constituído por vinte e um alunos do 11º ano de escolaridade, visitou o Centro de Investigação e Pesquisa Nuclear, CERN, na Suíça.

Esta epopeia de quatro dias permitiu conhecer e desfrutar de locais repletos de cultura, arte e beleza natural de dois países, Suíça e França. O primeiro dia foi dedicado à localidade francesa de Chamonix, uma das mais importantes estâncias turísticas de inverno da Europa, em que foi possível ir de comboio conhecer o glaciar Mer du Gláce, com o imponente Monte Branco como pano de fundo.

No segundo dia, o grupo visitou o CERN, onde foi proporcionada a exploração do primeiro acelerador de partículas – o Synchrocyclotron –, bem como a realização de dois workshops alusivos à identificação de partículas elementares e à aplicação de novas tecnologias na área da medicina (Raio X).

O terceiro dia permitiu conhecer a cidade de Lausane, em que se destaca o imponente Museu Olímpico, a Catedral de São Francisco e as sinuosas ruas impregnadas de história e caráter. Da parte da tarde, em Berna, cidade de beleza ímpar, passearam pelas ruas do centro histórico, Património da Humanidade da UNESCO, e visitaram o carismático Museu Einstein. Porém o cenário mais espetacular foi o provocado pela Natureza, que nos presenteou com um forte nevão.

O último dia de viagem foi dedicado a Genebra. Nesta metrópole, os visitantes deambularam pelas margens do lago Lémam, conhecendo os marcos turísticos de maior relevo, nomeadamente o centro histórico, o museu da História da Ciência Natural e a sede das Nações Unidas, ONU.

Os professores que acompanharam o grupo, em representação do Colégio de Lourdes, destacam a magnífica postura, entusiasmo e espírito de partilha que os alunos do 11º ano demonstraram, aquando desta “Viagem ao interior do CERN”.

Com o espírito aventureiro e inovador que caracteriza um cientista, já se planeia uma segunda edição desta iniciativa, que se revelou uma surpreendente experiência nos âmbitos pessoal e cultural.

“Não tenho nenhum talento especial. Sou apenas apaixonadamente curioso.”

Albert Einstein (1879-1955)