SEMANA CULTURAL “MÚSICA PORTUGUESA”

O Colégio de Lourdes realizou, entre os dias 19 e 24 de junho de 2017, a sua 2ª Semana Cultural. Inserido no Plano Anual de Atividades, este projeto pedagógico incidiu sobre o tema “Música Portuguesa” e proporcionou uma grande diversidade de vivências junto dos alunos, respetivas famílias e todos quantos se associaram a esta iniciativa.

Colocando em prática o princípio que rege a sua dinâmica pedagógica – Educar Integralmente – a nossa Semana Cultural pautou-se por inovar, sendo que, para tal, foi imprescindível sair do âmbito formal da sala de aula, para que fosse possível promover modos distintos de “Aprender a Ser, a Saber e a Fazer”.

Elencamos agora as principais atividades que constaram desta iniciativa:

19 de junho: abertura da Semana Cultural

Workshop: História da Música (formação adaptada a vários escalões etários sobre as diferentes épocas da música);

Atelier de instrumentos musicais (viola, piano, bateria, acordeão, cavaquinho, guitarra portuguesa, entre outros);

– Inauguração, no auditório do Colégio, da exposição “Os Caminhos da Música” (esta foi composta por diversos núcleos, tais como um friso cronológico da história da música, a evolução dos meios de reprodução de som, instrumentos musicais de Portugal e vozes de Portugal);

– À conversa com… TIM e momento musical.

20 de junho

Workshop instrumental com Palanka Lama;

– “Jam Session” com alunos;

– Audições de guitarra dos alunos do Colégio;

– À conversa com… Mafalda Veiga e momento musical.

21 de junho

– Visitas de Estudo;

– À conversa com… GNR (Grupo Novo Rock);

– Atuação das tunas académicas da Esc. Superior Saúde Sta. Maria;

– Duelo de tunas com participação de alunos.

22 de junho

– Tarde infantil: “As músicas da Sónia” (espetáculo que contou com a presença de alunos de outras escolas que integram a congregação das FMNS);

– Apresentações das classes de Hip Hop e Ballet;

– Audições de piano dos alunos do Colégio;

– Recital de Piano e Violino com Francisco Tavares.

23 de junho

– Manhã da 1ª Infância: OVO – música e contos para bebés e crianças;

– Tarde infantil: O Planeta Limpo do Filipe Pinto.

 

24 de junho

– Tarde com Avô Cantigas, acompanhada pelas coreografias dos mais pequenos;

– Atuações dos alunos do Colégio (tributo à cultura musical portuguesa): festival do folclore, Portugal no Festival Eurovisão da Canção, Pop-Rock, Hip-Hop e Rap, Tunas Académicas e Música Romântica e Popular;

– Jantar-convívio, dinamizado pela APEL e alunos do 9º ano;

– Concerto de encerramento da Semana Cultural: GNR ao vivo, com participação especial dos finalistas do 9º ano, orientados pelo diretor de turma Paulo Gonçalves.

A escolha do tema da Semana Cultural prendeu-se com o facto de, no nosso entender, se tratar de uma abordagem que prima pelo seu cariz intemporal, assumindo um papel de relevo enquanto expressão de cultura. Encaramos a música como algo transversal a todo o ser humano, inata à sua condição, sendo que tal arte, de qualquer género, de qualquer época, é sempre apreciada, desde o mais erudito ao mais popular.

É de registar que a música portuguesa tem contado, ao longo da história, desde a época antiga à contemporânea, com autores de qualidade inolvidável. Por exemplo, na Idade Média, os mais variados autores, nas reconhecíveis cantigas de amigo, de amor, de escárnio e maldizer, compuseram músicas alusivas à própria época e reconhecidas no meio erudito; de igual modo, no barroco e no clássico romântico e moderno, deparámo-nos com compositores de virtuosismo semelhante.

Apraz mencionar que o Colégio prima pela oferta histórica e cultural e o seu intuito passa pela formação, não apenas dos alunos, mas também dos que, direta ou indiretamente, com eles se relacionam, ou seja, a comunidade educativa e a sociedade envolvente. O objetivo máximo passou, neste caso concreto, por destacar a incomensurável qualidade da música portuguesa, ao longo da história, sendo que tivemos como premissa equiparar sons /melodias compostos por lusos aos de outros autores de renome internacional, das épocas mais distintas.

Acreditamos ter proporcionado momentos aprazíveis e enriquecedores a todos que se dispuseram a partilhar o seu tempo connosco.





CLASSROOM
INOVAR +
PLATAFORMA PEDAGÓGICA
AJUDA
Acesso AO INOVAR +
GALERIA
O QUE FAZEMOS E COMO FAZEMOS
PARCERIAS
ENTIDADES PARCEIRAS
EMENTAS
SALA DE REFEIÇÕES