“Rota Pela Floresta”

A iniciativa “Rota Pela Floresta” foi uma ação promovida pelo Eco Escolas, inserida no projeto  “do CO2 ao O2”, e, a nível concelhio  teve início no dia 15 de fevereiro, sendo sediada no Agrupamento de Escolas de S. Martinho, em S. Martinho do Campo. Esta atividade teve como objetivo estabelecer uma simbiótica entre as escolas e as autarquias, com vista à proteção dos ecossistemas do concelho. Este projeto ecológico pretende também promover a mobilidade sustentável e pôr em prática o exercício da cidadania, alertando para os direitos, deveres e responsabilidades de cada um dos intervenientes.

A Organização da “Rota” foi da responsabilidade do município e também das freguesias. O município de Santo Tirso, em articulação com as suas escolas, calendarizou e traçou o percurso da Rota da Floresta, tendo em atenção diversos fatores: as distâncias a percorrer entre escolas, a idade dos alunos, os meios de deslocação e os percursos mais seguros.

Foi então decidido que este desafio iniciaria na Escola Básica de S. Martinho do  Campo e que terminaria na Escola Profissional Agrícola Conde São Bento, passando o testemunho por 21 escolas de Santo Tirso.

No dia 7 de março, o nosso Colégio, sob a alçada dos coordenadores Paulo Gonçalves e Adelaide Lopes, recebeu o testemunho de Fátima Martins e de duas jovens alunas da Escola Básica de Campinhos que, mais tarde, puderam observar os projetos do Colégio, como a Horta Pedagógica e a Horta Comunitária.

Os nossos alunos e os da EB de Campinhos tiveram ainda a oportunidade de deixar a sua marca na Horta através da plantação conjunta de uma árvore.

Este foi mais um dia marcante para o Colégio, no sentido em que estamos a trabalhar ativamente para reduzir a pegada ecológica do ser humano, tal como as outras Eco Escolas do Município.







AULAS ONLINE
CLASSROOM
INOVAR +
PLATAFORMA PEDAGÓGICA
AJUDA
Acesso AO INOVAR +
GALERIA
O QUE FAZEMOS E COMO FAZEMOS
PARCERIAS
ENTIDADES PARCEIRAS
EMENTAS
SALA DE REFEIÇÕES