PROJETO ECO-ESCOLAS

O plano de ação do projeto Eco-Escolas foi praticamente todo implementado, sendo que no mesmo se promoveram diversas atividades, tais como uma ação de formação sobre a reciclagem, para toda a comunidade escolar ou a participação em diversos desafios que passamos a elencar: Biodiversity4all, Global Action Days/Community Action Days, Hortas Escolares, concurso nacional Eco-Código, entre outros.

Também foi criada a Brigada da Poupança Energética, uma equipa constituída por alunos do 1º, 2º e 3º ciclos que tem como principal objetivo verificar se toda a comunidade está sensibilizada para procedimentos que promovam a poupança energética. Neste âmbito, realizaram-se experiências laboratoriais sobre os vários tipos de energia e também se procedeu à substituição de lâmpadas normais por lâmpadas LED, contribuindo assim para uma diminuição eficaz dos custos de eletricidade nos próximos anos. Esta atividade insere-se no projeto “Ciência na Escola”, dinamizado pela Fundação Ilídio Pinho.

Uma das iniciativas mais expressivas, ao longo do ano letivo, incidiu na dinamização da Horta Pedagógica e dos espaços envolventes, algo que permitiu aos alunos semear, plantar e colher espécies distintas. No final, organizaram feiras, onde se vendiam os produtos colhidos na nossa estufa, concluindo-se, assim, todo o ciclo de desenvolvimento das espécies plantadas.

O Colégio orienta, igualmente, o projeto intitulado de “Geração Depositrão”, que passa pela recolha de produtos elétricos para posterior reciclagem.

A nossa escola tem ainda demonstrado uma preocupação com o incentivo a uma maior responsabilidade ambiental, bem como a um conhecimento empírico e científico sobre as atividades dinamizadas na Horta Pedagógica, sob a orientação do professor Paulo Gonçalves e da Irmã Adelaide Lopes, de sentido de deixar o seu contributo para um mundo melhor.





AULAS ONLINE
INOVAR +
PLATAFORMA PEDAGÓGICA
AJUDA
Acesso AO INOVAR +
GALERIA
O QUE FAZEMOS E COMO FAZEMOS
PARCERIAS
ENTIDADES PARCEIRAS
EMENTAS
SALA DE REFEIÇÕES