Projeto eAssessment 1 & 2

Numa fase inicial, pressupôs-se a realização de uma prova de aferição nos 2º, 5º e 8º anos, segundo as diretrizes do Ministério da Educação.

Numa fase posterior, a concretização das provas mencionadas ficou dependente da decisão da direção das escolas. Assim, o Núcleo Coordenador dos Colégios, em conjunto com a direção do Colégio de Lourdes, deliberou que estes exames não seriam aplicados aos alunos em questão, no presente ano letivo.

No entanto, o Colégio aderiu ao “Projeto eAssessment 1 & 2” da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular (AEEP), decidindo-se pela realização de provas finais de ciclo, não tendo estas influência nas classificações finais internas dos alunos.

As provas foram realizadas nos dias 31 de maio e 2 de junho, de Português e Matemática, respetivamente. Os alunos do 4º ano realizaram os exames, da parte da manhã, pelas 10h30, e os do 6º ano efetuaram-nas, da parte da tarde, pelas 14h30.

A prova foi cumprida, na totalidade, com recurso à informática.

O “Projeto eAssessment 1 & 2” é um plano concebido e desenvolvido pelo IAVE, com a coordenação da AEEP.

O projeto tem os seguintes objetivos:

– O desenvolvimento e a aplicação de provas de avaliação padronizadas, não públicas, exclusivamente em regime de avaliação eletrónica;

– a realização de estudos longitudinais do desempenho dos alunos nos ciclos avaliados;

– o estudo das condições para a aplicação de testes adaptativos, de acordo com cronograma a definir entre as partes.

Esta iniciativa tem uma duração de três anos escolares, de 2015 a 2018.

O “eAssessment” é uma avaliação com recurso a instrumentos que utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tendo como vantagens uma redução de custos, um feedback imediato, uma maior fiabilidade, uma supervisão online, novos itens e uma maior flexibilidade.

De um modo geral, os alunos consideraram as provas acessíveis e benéficas para a avaliação do seu processo de ensino-aprendizagem.

Imagem4