Os Celebrants Students de viagem ao berço de Portugal

No dia 9 de setembro de 2016, o grupo de alunos que integra os Celebrant Students, referente ao ano letivo transato, foi agraciado, e já à semelhança de anos anteriores, com um passeio cujo objetivo se pautou por uma gratificação pelo seu empenho e dedicação no que ao estudo se refere. É certo que o nível de excelência por eles alcançado não foi possível sem sacrifício e mesmo uma certa parcela de “dor”. Não obstante, é, seguramente, bom, para um aprendiz, suportar, em porção equilibrada, desafios mais difíceis, obstáculos aparentemente inultrapassáveis e a consequente frustração que daí advém, contanto que a chama da motivação permaneça viva. Nem tudo o que «apetece» se pode fazer e nem tudo o que «não apetece» é para se deixar de fazer!

Deste modo, os Celebrant Students partiram, pelas 9h00,  de comboio, rumo a Guimarães, juntamente com vários professores, a seguir nomeados: Sandra Couto, Raquel Pinto, Sara Almeida, Susana Campos, Rita Castro, João Flores, Nuno Sousa e docentes do 1º ciclo. Todos acompanharam os premiados até à estação de Guimarães, donde se deslocaram para o recinto do Paço dos Duques. Neste espaço, fizeram uma pausa para lanchar, sendo que, posteriormente, usufruiram de uma visita guiada pelas várias “salas” do monumento histórico.

De seguida, dirigiram-se à Igreja de S. Miguel, onde puderam apreciar o local onde o rei D. Afonso Henriques foi batizado.

Após esta “digressão”, o grupo encaminhou-se para o teleférico de Guimarães, sendo assim propiciada uma vista panorâmica da cidade. Mais tarde, caminhando, subiram ao Santuário da Penha, local em que assistiram à celebração que os agraciou.

Por volta das 14h30, os alunos tomaram a sua refeição, num pequeno parque próprio para o efeito. Após esta breve pausa, dirigiram-se de novo para o teleférico, desfrutando, mais uma vez, da bela paisagem da cidade. Seguidamente, caminharam para a estação ferroviária, com vista ao retorno a Santo Tirso.

Estando colocado um ponto final em tudo quanto fora agendado para este dia, regressaram a casa, todavia com a sensação de terem cumprido a missão a que se propuseram no início do ano. Espera-se que o sucesso deste grupo lhes proporcione alento para a vida e que cada um não deixe de ser estimulado a prosseguir a sua caminhada rumo ao êxito, mesmo pisando caminhos tortuosos, sendo que este apenas se divisa mediante empenhamento e perserverança efetivos. E, acima de tudo, que jamais descure a Educação, pois, e nas palavras de Will Durant, ela é uma descoberta progressiva da nossa ignorância.

Image00001  Image00003