INSCRIÇÕES | 2024/2025
Destaques

INSCRIÇÕES | 2024/2025

Informamos, que se encontram disponíveis as inscrições para o Ano Letivo 2024/2025. Para a admissão de novos alunos, as famílias interessadas deverão agendar a visita ao Colégio, com os serviços administrativos através do email: secretaria@clourdes.pt ou através do contacto telefónico: 967 866 696.

RANKING ESCOLAS 2019 | 2020 | 2021 | 2022
Notícias

RANKING ESCOLAS 2019 | 2020 | 2021 | 2022

Tendo em consideração a apresentação do Ranking das Escolas 2019, 2020 e 2021 do Ensino Secundário e 2022 do Ensino Básico (9º Ano) e Secundário na generalidade dos meios de comunicação social, nomeadamente no Jornal de Notícias e no Jornal Público, o Colégio de Lourdes congratula-se e saúda toda a Comunidade Educativa: Irmãs, Alunos, Pais e…

VISITA DE ESTUDO – MADRID
Notícias

VISITA DE ESTUDO – MADRID

Decorreu entre os dias 21 e 24 de março a visita de estudo a Madrid, inserida no projeto CL Internacional. Esta visita, além dos pontos mais emblemáticos de Madrid, permitiu aos alunos visitarem o Museu Nacional de Ciências Naturais e o Planetário de Madrid. Por outro, foi imprescindível a visita aos Museus Rainha Sofia e…

VISITA DE ESTUDO – ROMA
Notícias

VISITA DE ESTUDO – ROMA

Decorreu, durante os dias 15 a 18 de fevereiro, inserido no Projeto CL Internacional, a visita de estudo à cidade de Roma e ao Vaticano. Durante estes dias, os nossos alunos do 11º Ano, tiveram em contacto com toda a história e arte desta bela cidade. Desde a Roma Antiga, ao Vaticano, caminhando pelas artérias…

FEIRA DE S. MARTINHO
Geral

FEIRA DE S. MARTINHO

Corriam as 14 horas do dia 17 de novembro, quando no Colégio de Lourdes os alunos mais pequenitos começaram a espalhar alegria no belo espaço frente à entrada principal. Tinha chegado o momento de celebrar o S. Martinho! O Magusto e Feira Tradicional haviam sido adiados desde a semana anterior devido à chuva. Os alunos…

DIA DE S. FRANCISCO
Geral

DIA DE S. FRANCISCO

O 4 de outubro é uma data muito especial – em comunhão com a Província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de N.ª Senhora, vivenciamos aventura e conhecimento em espírito franciscano. Este dia na natureza é para nós muito mais que uma saída na qual se partilham músicas, gargalhadas ou panados. É um dia em que a…

UMA VIAGEM CENTENÁRIA
Destaques

UMA VIAGEM CENTENÁRIA

Foi desta forma que decorreu a nossa Festa de Encerramento do Ano Letivo e dos 100 Anos do Colégio de Lourdes. Que dia memorável e inesquecível que perpetuará para sempre na nossa memória. Juntos a construir uma história centenária e juntos a caminhar pelo futuro. Somos Família!!! Somos Colégio de Lourdes!!!

GALA DO CENTENÁRIO
Notícias

GALA DO CENTENÁRIO

Encerramento do Ano Centenário – 02.06.2023 é uma data que ficará na memória de todos nós. Celebramos, com enorme alegria e união a Eucaristia Solene de ação de graças pelos 100 Anos do nosso Colégio, na Igreja Paroquial de Santa Cristina do Couto, e juntos festejamos este momento histórico com a nossa Gala/Jantar na Quinta…

MANUAIS ESCOLARES || 2023/2024
Geral

MANUAIS ESCOLARES || 2023/2024

1º CICLO DO ENSINO BÁSICO MANUAIS_1ºANO_2023_24 MANUAIS_2ºANO_2023_24 MANUAIS_3ºANO_2023_24 MANUAIS_4ºANO_2023_24 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO MANUAIS_5ºANO_2023_24 MANUAIS_6ºANO_2023_24 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO MANUAIS_7ºANO_2023_24 MANUAIS_8ºANO_2023_24 MANUAIS_9ºANO_2023_24 ENSINO SECUNDÁRIO MANUAIS_10ºANO_2023_24 MANUAIS_11ºANO_2023_24 MANUAIS_12ºANO_2023_24

MATERIAIS ESCOLARES || 2023/2024
Geral

MATERIAIS ESCOLARES || 2023/2024

MATERIAL ESCOLAR || 1ºCICLO Material_Escolar_1ºANO_2023.2024 Material_Escolar_2ºANO_2023.2024 Material_Escolar_3ºANO_2023.2024 Material_Escolar_4ºANO_2023.2024 MATERIAL ESCOLAR || 2ºCICLO Lista_Materiais_EV-ET_2023.2024 MATERIAL ESCOLAR || 3ºCICLO Lista_Materiais_EV_2023.2024 OBRAS LITERÁRIAS DE LEITURA OBRIGATÓRIA || 2º/3ºCICLO || SECUNDÁRIO Obras_Portugues_2023_24

VISITA DE ESTUDO – MADRID
Notícias

VISITA DE ESTUDO – MADRID

Inserida no projeto do Ensino Secundário CL-INTERNACIONAL, os nossos alunos visitaram a Capital Espanhola a aprofundaram conteúdos lecionados em contexto de sala de aula, nomeadamente com a visita ao Museu Nacional de Ciências Naturais, ao Planetário, ao Museu Rainha Sofia, onde puderam contemplar diversas obras de arte, com destaque para a Guernica, de Picasso e…

CORTA-MATO CONCELHIO
Destaques

CORTA-MATO CONCELHIO

Decorreu no passado dia 11 de janeiro o Corta-Mato Concelhio, promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso. Um enorme espírito de solidariedade e companheirismo foi vivido neste dia memorável pela conquista do 1º Lugar do aluno Guilherme Moreira (4º Ano) e dos terceiros lugares da Mariana Oliveira (4º Ano) e do Lucas Alves (12º Ano)….

DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA
Destaques

DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA

O Dia Mundial da Ciência celebra-se a 24 de novembro, tendo como objetivo enaltecer o papel da Ciência para o desenvolvimento humano, colocar desafios para um futuro mais promissor e incentivar a curiosidade nas gerações mais jovens. Neste sentido, o Colégio dinamizou um momento dedicado à ciência, protagonizado pelos alunos do 5º e 6º anos,…

FEIRA DE S. MARTINHO
Destaques

FEIRA DE S. MARTINHO

No dia 11 de novembro, celebrou-se o dia de S. Martinho no Colégio, dinamizado pelos Alunos, com o apoio dos respetivos Professores. À semelhança do habitual, realizou-se uma feira tradicional, onde foi possível encontrar vários produtos, cedidos por Alunos e Pais, na sua maioria caseiros, a preços acessíveis, e ainda as habituais “gulodices” bastante apreciadas…

RITA REDSHOES NO COLÉGIO
Destaques

RITA REDSHOES NO COLÉGIO

A Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) é uma agência especializada das Nações Unidas que lidera os esforços internacionais para erradicar a fome no mundo, sendo que a ONU marca, a 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, subordinado, em 2022, ao tema “não deixe ninguém para trás”. No âmbito da comemoração deste…

DIA DE S. FRANCISCO
Destaques

DIA DE S. FRANCISCO

Como já é habitual, o Colégio de Lourdes celebra o dia de S. Francisco de Assis, a 04 de outubro, Homem Santo e inspirador para os que gostam da natureza e da simplicidade, um Santo tão encantador e apaixonado por Jesus Cristo que, inevitavelmente, nos deixamos cativar e “seduzir” pelos seus ideais. Neste sentido, toda…

ABERTURA DO ANO DO CENTENÁRIO
Destaques

ABERTURA DO ANO DO CENTENÁRIO

No dia 01 de outubro de 2022, decorreu, no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, uma Celebração Eucarística de Abertura Solene do Ano Centenário do Colégio de Lourdes, presidida pelo Reverendo Sr. Padre Fernando Torres. Juntaram-se às Irmãs, Alunos, Famílias e Amigos, Professores, Colaboradores das Obras da PPFMNS, para, em Comunidade Educativa, assinalarem esta data…

PRÉMIOS DE MÉRITO ESCOLAR
Destaques

PRÉMIOS DE MÉRITO ESCOLAR

A Câmara Municipal de Santo Tirso atribui, anualmente, um prémio de mérito escolar aos melhores alunos do concelho que tenham concluído o 6º, 9º, 10º, 11º ou 12ºanos de escolaridade. Esta gratificação visa recompensar o empenho e dedicação dos jovens estudantes. Em setembro do presente ano, decorreu a usual cerimónia de atribuição dos referidos prémios,…

Destaques

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

Anualmente, após a conclusão das atividades letivas, o Conselho Plenário propõe à Direção Pedagógica, para aprovação, o Plano Anual de Atividades para o ano letivo seguinte, que será divulgado, antes da abertura do ano, a toda a Comunidade Educativa. Plano Anual de Atividades:  Plano Anual de Atividades_2022.2023

O NATAL DO COLÉGIO
Destaques

O NATAL DO COLÉGIO

É no Natal, no dia 25 de Dezembro, que se comemora o nascimento de Jesus que é a figura mais importante do cristianismo. Este ano, para comemorar este dia e o tempo do advento, o Colégio trouxe um programa de Natal repleto de muitas surpresas para os seus alunos. É tempo de natal, vamos festejar…

CORTA-MATO CONCELHIO
Destaques

CORTA-MATO CONCELHIO

Decorreu no passado dia 15 de dezembro o Corta-Mato Concelhio, promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso. Um enorme espírito de solidariedade e companheirismo foi vivido neste dia memorável pela conquista do 1º Lugar do aluno Diogo Loureiro. Os nossos alunos participaram em diversos escalões desta modalidade numa iniciativa exemplarmente organizada. Parabéns a todos os…

CIDADES EDUCADORAS
Destaques

CIDADES EDUCADORAS

O Colégio de Lourdes participou, no dia 30 de novembro, no Dia Internacional das Cidades Educadoras. Tratou-se de uma iniciativa promovida pelo Município de Santo Tirso, dedicada ao tema “A cidade educadora não deixa ninguém para trás”. Este projeto juntou mais de 300 participantes, de diversas instituições de ensino do Concelho e incluiu seis performances…

DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA
Destaques

DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA

Foi na tarde do dia 24 de novembro, que os alunos, foram conduzidos ao auditório pelos respetivos professores, para aí assistirem a uma palestra, em tom de conversa aberta, com a Dra Sanna Sillankorva, cientista certificada no INL, Iberian Nanotechnology Laboratory, que nos presenteou com o seu testemunho pessoal sobre a sua experiência laboral. No…

DIA DE S. MARTINHO
Destaques

DIA DE S. MARTINHO

No passado, dia 12 de novembro, realizou-se o Dia de São Martinho, que teve como intuito principal juntar a comunidade educativa do Colégio de Lourdes num convívio, o primeiro desde o início da pandemia, convívio este em que foram cumpridas todas as medidas para a prevenção da Covid-19. A celebração do São Martinho já é…

CICLISMO VAI À ESCOLA
Destaques

CICLISMO VAI À ESCOLA

O Colégio de Lourdes, dando continuidade ao projeto CL-BIKE, participou na iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso “Ciclismo Vai à Escola”. Foi uma manhã de pleno envolvimento dos alunos do Ensino Secundário e 3º Ciclo, com um espírito de equipa pleno onde ao percorrer as artérias da cidade procurou-se sensibilizar para o uso…

CANGURU MATEMÁTICO
Destaques

CANGURU MATEMÁTICO

Espião de Lourdes O projeto “Canguru Matemático” tem como objetivo promover a matemática elementar. Esta atividade, realizada no dia 27 de outubro, contou com a presença de 13 alunos do 2º ciclo, tendo sido distribuídos certificados de participação e marcadores de livros por todos os participantes, sendo que os três primeiros classificados receberam um prémio…

Destaques

DIA DE S. FRANCISCO

No dia 04 de outubro, o Colégio de Lourdes celebrou o Dia de S. Francisco, fundador da Ordem Franciscana. Giovanni di Pietro di Bernardone, conhecido por S. Francisco de Assis, nasceu em Assis, a 5 de julho de 1182, e faleceu na sua terra natal, a 3 de outubro de 1226. Era um frade católico…

ACESSO ENSINO SUPERIOR 2021
Destaques

ACESSO ENSINO SUPERIOR 2021

É com enorme orgulho e satisfação que felicitamos TODOS os nossos alunos pelo ingresso no Ensino Superior e TODOS em Universidades Públicas na 1ª fase, a saber: Engenharias – 50%; Medicina – 10%; Gestão – 10 %; Contabilidade e Administração – 10%; Bioquímica – 5% Arquitetura – 5%; Relações Internacionais – 5%; Psicologia e Ciências…

PRÉMIOS DE MÉRITO ESCOLAR
Destaques

PRÉMIOS DE MÉRITO ESCOLAR

O Colégio de Lourdes felicita os nossos alunos, do Concelho de Santo Tirso, que receberam o prémio de mérito escolar atribuído pela Câmara Municipal de Santo Tirso. Parabéns a toda a Comunidade Educativa, em especial aos alunos: Matilde Areal (6º Ano), Inês Machado (9º Ano), Mariana Couto (10º Ano), Tiago Ferreira (11º Ano) e Gonçalo…