NATAL NO COLÉGIO

O Colégio de Lourdes dinamizou um programa de iniciativas de índole diversa para esta época festiva. Assim, desde o dia 1 de dezembro, a nossa “Casa” adquiriu mais cor, luz e alegria.

O lema da Diocese do Porto foi “Todos aqui nascemos”, tendo em conta que “entre o Natal de Jesus e o Batismo cristão há uma afinidade de raiz: ambos celebram o nascimento pelo qual todos somos dados à luz como filhos de Deus”. Neste sentido, celebramos, semanalmente, este momento na Capela com o acender de cada uma das quatro velas de Advento.

A campanha de Natal iniciou no dia 2 de dezembro, com a recolha de bens para os mais desfavorecidos, altura em que foi possível visualizar os encantos das músicas e decorações desta época natalícia, realizadas pelos alunos, que acolheram diariamente na entrada e saída do colégio, a nossa comunidade educativa.

No dia 3 de dezembro, os mais novos reuniram-se no auditório, para assistirem ao filme “Heróis da Bíblia- A História de Natal”, alusivos ao nascimento do Menino Jesus. Teve lugar também uma exposição de presépios, a 4 de dezembro, elaborados por alunos do 2º ciclo. As crianças da pré-escolar e do 1º ciclo, a 4 de dezembro, prepararam as decorações de Natal. No dia 6, através do yoga, da música e da introspeção, o 1º ciclo foi convidado a refletir e rezar na capela, inspirado pela passagem da Natividade.

Já no dia 9 de dezembro, foi celebrado o mistério da Imaculada Conceição com uma Celebração Mariana. Mais do que qualquer outro momento do ano litúrgico, o Advento é tempo de Maria, pois é nele que A vemos em mais íntima relação com o Seu Filho, ao qual está unida “por vínculo estreito e indissolúvel” (LG. 53). Se o Senhor veio ao meio dos homens, se Ele vem ainda, é por meio de Maria. N´Ela se cumpre, na verdade, o mistério do Advento, em comunidade, neste tempo de preparação para o Natal. Neste mesmo dia, a atividade de enriquecimento curricular de Hip-Hop apresentou um espetáculo cheio de ritmo. A 10 de dezembro os meninos da Creche, Pré-Escolar, 1º e 2º ciclos ilustraram postais e, no dia seguinte, as alunas do Ballet apresentaram um espetáculo.

Já no dia 13, recebemos no nosso Colégio o Pai Natal. Num momento posterior, alguns alunos levaram a alegria e magia do Natal às pessoas mais idosas, do Centro Social e Paroquial de Santa Cristina do Couto. No dia 16, a Pré-Escolar e o 1º Ciclo deslocaram-se a Paços de Ferreira, onde no Pavilhão Municipal assistiram a um espetáculo de patinagem artística denominado “Rio em patins”, realizado pelos atletas da Juventude Pacense e baseado no filme infantil “Rio”, cujo objetivo passou por sensibilizar em relação à proteção dos animais em vias de extinção.

Para encerrar este programa, o Colégio de Lourdes celebrou, no dia 21 de dezembro, em comunidade educativa, a festa de Natal, com uma celebração eucarística, seguida de um espetáculo circense com o Super Circo “Tropicália”.











CLASSROOM
INOVAR +
PLATAFORMA PEDAGÓGICA
AJUDA
Acesso AO INOVAR +
GALERIA
O QUE FAZEMOS E COMO FAZEMOS
PARCERIAS
ENTIDADES PARCEIRAS
EMENTAS
SALA DE REFEIÇÕES