Marcha Alegra sobre a Liberdade
No presente ano, a Câmara Municipal de Santo Tirso dinamizou o programa “POESIA LIVRE 2017 – “E O GRITO SE FEZ VERBO”, que ocorreu de 10 a 26 de março e contou com a participação de várias escolhas do concelho, que realizaram atividades diversas.
No âmbito desta iniciativa, os alunos do 4º e 6º anos do Colégio de Lourdes “saíram à rua”. Assim, pelas 15h00, com t-shirts poéticas, onde se liam trechos da poesia de Manuel Alegre, poeta homenageado este ano, este grupo encenou uma “Marcha Alegre pela Liberdade”, desde o Largo Coronel Batista Coelho até à Câmara Municipal, levando consigo cravos vermelhos, alusivos à Revolução de 25 de abril de 1974.
Em alguns espaços públicos do centro da cidade, alguns alunos declamaram poemas de Manuel Alegre, alusivos ao tema “Liberdade”, mostrando que a poesia pode ser encarada como uma forma de grito em prol da mesma. Terminaram esta marcha no átrio dos Paços do Concelho, onde, acompanhados de música, na presença do vereador da cultura, Tiago Araújo, e do Diretor Biblioteca Municipal, Nuno Olaio, deram vida às palavras de Manuel Alegre, cuja poesia é um hino à Liberdade:
“Esta chama ateada no meu peito / por quem morro por quem vivo este nome rosa e cardo /
por quem livre sou cativo. / Sobre esta página escrevo o / teu nome: liberdade.”