Já é Natal no Colégio de Lourdes!

Aproximando-se a época natalícia, o Colégio de Lourdes dinamizou um programa de atividades diversas que, a partir de 4 de dezembro, deram mais cor, luz e alegria ao nosso Colégio.

Os encantos das melodias de Natal, desde a data de início deste leque de iniciativas, acolheram, diariamente, todos os alunos, pais e colaboradores, das 8h00 às 8h30, o que permitiu uma inauguração da iluminação e de toda a decoração que embeleza esta que é a nossa segunda casa.

Iniciou-se a caminhada do advento, em sintonia com o lema “Movidos pelo amor de Deus”. Este ano, o Colégio propôs um movimento com ações rumo ao presépio de Belém, onde, na simplicidade de um lugar, entre uma Mãe e um Pai, cheios de fé e de amor, brilha a estrela maior, Jesus Cristo, o verdadeiro sol nascente, “cujos raios dão vida” (Papa Francisco). De acordo com o tema da solidariedade, a comunidade educativa do Colégio, iluminada pelo mote “Natal 2017 – Dar e receber”, foi chamada a partilhar com os mais necessitados e a receber o Deus Menino no coração.

Na área mais lúdica, durante esta semana festiva, os mais novos assistiram a um filme de Natal, cuja história passou pelo nascimento de Jesus, o que constituiu um pretexto para um encontro da pré-escolar e primeiro ciclo no auditório do nosso Colégio. Além disso, assumiram ainda o papel de decoradores e enfeitaram a nossa árvore de Natal.

No dia 6 de dezembro, recebemos a famosa visita do Pai Natal que esteve com todos os alunos, proporcionando-lhes um momento de muito entusiasmo, com registo fotográfico para mais tarde reviver a magia que foi sentar na cadeira encantada. Pelo final da tarde, as alunas do ballet apresentaram um espetáculo de Natal, sendo que as melodias e a magia foram inspiradoras para todos aqueles que assistiram.

O dia seguinte foi dia dedicado à celebração mistério da Imaculada Conceição em comunidade. Mais do que em qualquer outro momento do ano litúrgico, o advento é tempo de Maria, pois é nele que a vemos em mais íntima relação com o seu filho. Ainda no dia 7, as crianças do primeiro ciclo e da pré-escolar participaram no projeto “Pai Natal Verde”. Sendo o Natal uma época de consumo e desperdício de materiais recicláveis e outros, este livro infantil sensibilizou os mais novos para comportamentos promotores da preservação e sustentabilidade do ambiente, sem nunca perder o encanto desta quadra natalícia.

Mais tarde, foi a vez da participação dos alunos do secundário, que dedicaram dois dias para reflexão e oração.

De acordo com o tema “O sim de Maria o nosso sim aos outros”, realizou-se, neste retiro, uma partilha solidária com os sem-abrigo da cidade do Porto, seguida de uma presença na eucaristia da paróquia. Além disto, estes alunos vivenciaram momentos de silêncio, introspeção e meditação, muitas vezes esquecidos, devido à rotina da nossa vida. Esta época serviu para entender o “sim” de Maria e perceber de que forma também nós podemos dizer “sim” aos outros nas suas necessidades.

A semana seguinte iniciou-se com a inauguração da exposição dos presépios feitos pelos alunos e pelas suas famílias, que se encontrou aberta diariamente das 8h30 às 9h30 e das 16h30 às 18h30. Deu-se, também, um novo bailado de Natal, desta vez protagonizado pelas alunas de hip-hop. As suas danças e os seus sorrisos conquistaram a comunidade educativa!

No dia 12 deste mês, as nossas crianças puseram mãos à obra e confecionaram o mais saboroso bolo-rei. Foram autênticos mestres da culinária!

Aproximando-se o fim deste programa natalício, os alunos foram convidados a refletir e a rezar, em comunidade, vivendo-se, assim, um momento harmonioso que marcou o fim do 1º período escolar.

Mas as atividades não terminaram dia 13, visto que, nos dias 14 e 15, os alunos da pré-escolar e do primeiro ciclo assistiram a um espetáculo de patinagem, que decorreu no Pavilhão Desportivo Municipal de Paços de Ferreira, subjacente ao tema “Rei Leão em Patins”.

Sendo o Colégio reconhecido pela sua solidariedade, mais uma vez, organizou a campanha anual de recolha de brinquedos – “Ajudar a Ajudar” –, apelando ao donativo dos mesmos, em prol dos mais necessitados, desta vez das crianças de Casa do Gaiato.

Além disso, este ano, a comunidade educativa do Colégio gravou um DVD com canções de Natal, inserido no projeto Sing the World. A captação de voz e imagem decorreu nos dias 20 e 21 de novembro no ginásio do Colégio, onde foi montado um estúdio de som e vídeo. Com a participação de alunos, professores, educadores e pais, a iniciativa teve grande sucesso, bem patente nos sorrisos de todos os que por ali passaram, contribuindo com a sua voz para esta pequena grande obra prima. No DVD, além dos videoclipes com os alunos, foram também incluídos o documentário com imagens filmadas no dia da gravação, as entrevistas a alunos, professores e direção, e ainda o hino do Colégio de Lourdes, gravado por toda a comunidade educativa que encheu por completo o palco do ginásio.

O nosso programa natalício terminou, com a celebração da alegria do anúncio da chegada do Salvador, na Nave Cultural da Fábrica de Santo Thyrso, mo domingo, dia 17.

A todos um Feliz Natal!

 










AULAS ONLINE
INOVAR +
PLATAFORMA PEDAGÓGICA
AJUDA
Acesso AO INOVAR +
GALERIA
O QUE FAZEMOS E COMO FAZEMOS
PARCERIAS
ENTIDADES PARCEIRAS
EMENTAS
SALA DE REFEIÇÕES