FORMAÇÃO “RECICLAGEM DE COMPORTAMENTOS”

No dia 17 de maio, os alunos do 2º e 3º ciclos tiveram a oportunidade de participar numa formação promovida pela Resinorte. Esta empresa tem como missão a valorização e tratamento de resíduos provenientes de 35 municípios da zona Norte, servindo cerca de, aproximadamente, um milhão de habitantes que gera, por ano, cerca de 350 mil toneladas de resíduos urbanos.  Uma vez que o município de Santo Tirso é um dos que apresenta uma maior parcela relativa ao valor anteriormente mencionado, torna-se urgente a sensibilização e educação dos cidadãos, de modo a poderem assumir uma postura mais cívica em relação à problemática da Gestão de Resíduos.

Pelas 10h20, a Engenheira Sofia Oliveira iniciou o momento de formação, apoiando-se em diversos recursos, tendo criado uma dinâmica interativa com os alunos, integrada em vivências do quotidiano. As suas intervenções incentivaram o espaço de reflexão e questionamento sobre o tratamento e gestão dos resíduos sólidos urbanos, sem esquecer alguns episódios repletos de bom humor.

Em síntese, com esta ação de sensibilização, os alunos aprenderam que, com gestos simples do dia a dia e hábitos diários, podemos mudar o ambiente e diminuir o impacto das nossas ações sobre os ecossistemas.

Por forma a promover a mudança de comportamentos em toda a comunidade educativa do Colégio, apresentamos algumas sugestões amigas do Ambiente, de acordo com a máxima “Reutilizar, Reduzir e Reciclar”:

  • Compre produtos reciclados, biodegradáveis ou recarregáveis, sempre que possível;
  • Opte por papel reciclado;
  • Recuse folhetos publicitários;
  • Em vez de comprar, opte por pedir emprestado o material de que necessita;
  • Os frascos vazios podem ter utilidade; como por exemplo jarras;
  • Não abandone mobiliário, colchões ou outros “monstros domésticos” na via pública.


AULAS ONLINE
CLASSROOM
INOVAR +
PLATAFORMA PEDAGÓGICA
AJUDA
Acesso AO INOVAR +
GALERIA
O QUE FAZEMOS E COMO FAZEMOS
PARCERIAS
ENTIDADES PARCEIRAS
EMENTAS
SALA DE REFEIÇÕES