FESTA DOS FINALISTAS

O dia 1 de julho determinou o final de um percurso académico, no que se refere aos Alunos do 9º ano de escolaridade. Para estes jovens, uma etapa termina, porém, novos desafios haverá; por isso, é de pensar no que foi o ontem, viver o hoje e esperar o amanhã. Há que procurar as verdades em que acreditam, há que descobrir os segredos contidos na existência humana. Cabe a eles agora criar a sua vida, não se preocupando em encontrar o caminho mais fácil, mas em seguir aquele que os leva a ser a pessoa que realmente desejam ser. Que se permitam escutar com o coração e não apenas com a sua mente.

Cremos que este grupo, ao longo dos anos em que a nossa Casa os acolheu, aprendeu que é forçoso dar os passos que forem necessários para chegar ao topo e que, se não o fizerem, lamentar-se-ão por não terem corrido o risco. Cada um aprendeu que tem de brilhar sob a sua própria estrela e subir a montanha dos seus sonhos e aspirações.

Para que este capítulo, agora findo, da história destes nossos jovens ficasse registado, os Alunos, os seus Pais, alguns Professores e, claro, os nossos prezados Diretores Pedagógicos, Pedro Reis e João Pedro Flores, e Irmã Adelaide Lopes, marcaram presença, pelas 18h30, numa Eucaristia presidida pelo Frei Bernardo, na Capela do nosso Colégio.

A cerimónia eucarística foi solenizada por todos os presentes, alunos incluídos, ficando os cânticos ao encargo destes, cujas vozes foram “assistidas” pelo Piano, nas mãos dos professores Arménio Pedro e Duarte Almeida. A homilia foi essencialmente direcionada para a vida dos jovens, de uma forma geral, sendo que o celebrante os sensibilizou para o facto de as suas maiores limitações serem aquelas que cada um cria na sua própria mente. Incitou-os a não “cruzar os braços”, pois podem fazer a diferença no mundo, tornando-o um local melhor para viver.

Cessado o ato litúrgico, seguiu-se um jantar-convívio, que decorreu no espaço Sunset House, em Famalicão. O momento foi bastante animado e expansivo, tendo em conta a familiaridade e afeição que imperavam entre os convivas. Com efeito, essa proximidade e intimidade eram de todo naturais, visto que a maior parte dos presentes já se conhecia e confraternizava desde há anos, sendo certo que, durante esse tempo, laços de amizade se foram criando e/ou fortalecendo.

Depois da refeição propriamente dita, uma encarregada de educação tomou a palavra, seguida por uma aluna da turma, sendo que ambas, representando o grupo dos pais e dos alunos, respetivamente, refletiram sobre o tempo que passou e agradeceram a todos os intervenientes nesta “caminhada”, tendo, posteriormente, sido oferecida uma lembrança ao Diretor de Turma que os acompanhou e fez crescer.

Seguiu-se a visualização de um filme, realizado pelos alunos e seu Diretor de Turma – o professor Paulo Gonçalves –, em que várias etapas das suas vidas, no Colégio, foram recordadas e / ou reavivadas, desde momentos em contexto de sala de aula ou recreios, passando por visitas de estudo e festas. Após este momento, o Diretor Pedagógico contemplou cada aluno com uma recordação: uma moldura, da qual constava uma fotografia do grupo e uma mensagem especial do próprio professor Pedro Reis.

Mais tarde, todos os alunos foram convidados a lançar um balão e a pedir o seu desejo para o futuro. Cada um teve oportunidade de refletir sobre uma aspiração para o “amanhã”. Foi realmente um momento muito emocionante e do agrado de todos.

Após estes instantes mais saudosistas, podemos afirmá-lo, todo o grupo se dirigiu à “pista de dança”. Ali encontrava-se um DJ que fora precisamente incumbido de “colocar a malta a dançar”. Pode-se dizer que o “bailarico” foi bastante animado; ninguém desejava permanecer sentado, como um espetador meramente passivo da festa que ao redor se desenrolava. A ambiência reinante era de pura descontração e boa disposição, ou seja, o essencial para que todos se sentissem bem e felizes.

E assim se deu por encerrado o capítulo respeitante ao “dia dos finalistas”, do 3º ciclo do ensino básico pois, a grande maioria continuará o seu percurso educativo no nosso Colégio com a abertura do ensino secundário no próximo ano letivo.

















 

 

CLASSROOM
INOVAR +
PLATAFORMA PEDAGÓGICA
AJUDA
Acesso AO INOVAR +
GALERIA
O QUE FAZEMOS E COMO FAZEMOS
PARCERIAS
ENTIDADES PARCEIRAS
EMENTAS
SALA DE REFEIÇÕES