FESTA DE NATAL – 2018

“Vamos celebrar e festejar em comunidade educativa a alegria do anúncio da chegada do Salvador!” foi o mote para a realização da Festa de Natal 2018 do Colégio de Lourdes. Após uma semana de atividades diversas relacionadas com a quadra natalícia que, uma vez mais, conciliaram a diversão com a aprendizagem e que despertaram nos alunos o sentimento de solidariedade, teve lugar, no dia 15 de dezembro de 2018, a nossa Festa de Natal. Esta contou com a colaboração efetiva da APEL, com a participação dos alunos e com a envolvência generalizada da comunidade educativa. Numa época tão importante para a religião católica como o Natal, símbolo do nascimento do Salvador, e, à semelhança do ano anterior, a Nave Cultural da Fábrica de Santo Thyrso, local cedido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, converteu-se num espaço propício à reflexão individual e conjunta, mas também ao convívio e à animação, bem patente no sorriso dos nossos colegas.

A receção de alunos e seus familiares esteve marcada para as 15h30. Foi por volta dessa hora que a Fábrica de Santo Thyrso se encheu de cor e sorrisos de todos aqueles que se juntaram a nós para celebrar o (re)nascimento do Salvador. Pelas 16h00, após uma saudação do Diretor Pedagógico, decorreu uma Eucaristia, presidida pelo Padre César, presenciada pela comunidade educativa, ativamente vivenciada por alunos do Colégio que, na procissão de entrada, carregaram orgulhosamente as bandeiras de todos os países onde as Irmãs desenvolvem missão (Paz e Bem), convidando todos os presentes para que se sentissem em “causa”.

Desenrolou-se, posteriormente, a eucaristia que, desta vez, foi diferente. Fiéis ao princípio “Colégio de Lourdes: uma missão no mundo”, alargamos horizontes e pensamos em ir mais além. Agir globalmente e deixar a nossa marca em cada canto deste mundo imenso em que vivemos foi a missão a que nos propusemos neste ano letivo.

Finda a cerimónia litúrgica, decorreu a abertura da exposição de estrelas elaboradas por alunos e respetivas famílias, bem como ocorreu uma iniciativa da APEL, que consistiu na venda, em espaço destinado ao efeito, de alguns produtos, como por exemplo, iguarias alusivas à época natalícia. Durante esta “pausa”, a equipa de Pais ofereceu um pequeno lanche a cada um dos nossos colegas. Foi um momento que convidou ao convívio entre pais e alunos que se preparavam para o que se iria suceder.

Às 18h00, iniciou o musical de Natal pelo mundo. Reis magos de cada continente levaram presentes ao menino Jesus. Nós levamos. A comunidade educativa do Colégio de Lourdes ofereceu aquilo que espera para este novo ano. Levamos igualdade, fraternidade, solidariedade, simplicidade, justiça, união, harmonia, fé, alegria. Essa foi a nossa mensagem de Natal. Por cada continente, uma canção tão bem interpretada pelos nossos amigos e um testemunho diferente, uma mensagem de Natal de lá para cá, com especial destaque para a da nossa querida Irmã Maria Lúcia que a todos deixa saudade.

Mais tarde, foi a vez dos colaboradores do Colégio que também não quiseram passar “despercebidos” nesta celebração. A sua união deu voz ao êxito We are the world, o hino da nossa missão para 2018/2019.

Por fim, foi a altura da revelação da surpresa preparada especialmente para os alunos por parte da APEL. Depois de fortemente desejado, chegou o Pai Natal acompanhado dos alunos da patinagem. Como não podia deixar de ser, o “homem das barbas brancas” e a equipa da APEL presentearam todos com uma lembrança. Foi, sem dúvida, um dos pontos altos desta tarde, onde as crianças tiveram a oportunidade de se sentar no colinho do Pai Natal e lhe contar todos os seus desejos. O brilho dos seus olhares refletiu a alegria e satisfação que lhes ocorreu, naquele instante, e que a todos contagiou.

Esta tarde de sorrisos e confraternização deu enfase, mais uma vez, ao sentimento de família vivenciado pela comunidade educativa do Colégio de Lourdes. É sempre mágico verificar que, por mais que esta família aumente, os laços e a união perduram, sendo que o “eu” dá lugar a um “nós”. É graças a este sentimento coletivo e a toda a colaboração que o Colégio continua a dinamizar e a assinalar datas tão importantes e tão belas como o Natal.

O Espião de Lourdes (o jornal dinamizado pelo 11º Ano), deixa o seu agradecimento pela vossa colaboração e por fazerem parte desta nossa família. Saímos de coração cheio, carregados de luz, na certeza de que a estrela mais bela brilha nos nossos corações. Estamos em missão e juntos queremos levar uma mensagem de Natal ao coração de todo o mundo. We are the world!

“We are the world

We are the children

We are the ones who make a brighter day, so let’s start giving

There’s a choice we’re making

We’re saving our own lives

It’s true we’ll make a better day, just you and me” (Michael Jackson/Lionel Richie)

(Mariana Silva, Inês Oliveira e Filipe Gonçalves – 11º Ano)













AULAS ONLINE
CLASSROOM
INOVAR +
PLATAFORMA PEDAGÓGICA
AJUDA
Acesso AO INOVAR +
GALERIA
O QUE FAZEMOS E COMO FAZEMOS
PARCERIAS
ENTIDADES PARCEIRAS
EMENTAS
SALA DE REFEIÇÕES