Encontro da Família FMNS
Dia 11 de junho, juntaram-se na região da Cova da Iria, no Santuário de Fátima, várias instituições da congregação das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, a saber: Centro Social de Nossa Senhora das Graças, o Hospital Santa Maria, a Escola Superior de Enfermagem Santa Maria, o Grupo de Franciscanas de Vilarandelo, o Colégio Luso-Francês, o Externato Santa Margarida, o CBE (Centro de Bem Estar), a Casa do Cruzeiro e o nosso, Colégio de Lourdes.
A inscrição teve o custo simbólico de seis euros, dada a longa viagem que os alunos e familiares realizaram (apenas os que recorreram ao autocarro).
A nossa Congregação criou um programa para pais e alunos poderem presenciar os espetáculos que foram realizados.
As famílias juntaram-se de manhã, bem cedo, mais precisamente às 7h00, hora de saída do nosso Colégio. Partiram três autocarros onde predominou a alegria e a boa disposição, sempre com muitas histórias e canções.
A partir das 10h30 deu-se o acolhimento a todos os membros da Comunidade Franciscana no auditório do Centro Pastoral Paulo VI. Os anfitriões de todo o evento foram o professor Duarte Almeida (Colégio de Lourdes) e a Irmã Ana Paula (Escola Superior de Enfermagem do Hospital de Santa Maria).
Ao longo da manhã, houve várias intervenções, entre as quais a de três Irmãs, com destaque para a Superiora Geral, que veio diretamente de França para presenciar o encontro das FMNS.
Mais tarde, por volta das 12h30, teve lugar uma eucaristia que iniciou com uma dança realizada pelos nossos alunos da pré-escolar e do 1º ciclo. A mesma foi celebrada pelo Bispo do Porto, D. António Francisco, que destacou o papel das Irmãs junto das comunidades e paróquias em que estão inseridas.
Após esta cerimónia se prolongar por duas horas, seguiu-se o almoço, em que cada família escolheu como e onde queria tomar a refeição. Alguns dirigiram-se a restaurantes nas proximidades, porém, outros levaram a sua merenda de modo a partilharem, fundamentando o espírito de convívio.
Depois de recarregar energias, as famílias tiveram algum tempo livre para visitar a Capelinha das Aparições e o Santuário, onde puderam ter o seu momento de reflexão durante algum tempo.
Por volta das 16h00, houve várias atuações realizadas pelas inúmeras instituições. As mesmas iniciaram com o Colégio Luso-Francês que apresentou um espetáculo instrumental, tendo terminado com as exibições das tunas masculina e feminina da Escola Superior de Enfermagem pelas 18h30. É de acrescentar a surpresa dinamizada pelo Colégio Luso-Francês que elaborou um vídeo gravado em diversas instituições, a demonstrar a vida quotidiana de toda a Comunidade, algo que surpreendeu e deixou todos rendidos.
O regresso ocorreu por volta das 19h00 tendo as famílias chegado às 21h00 ao nosso Colégio.
E foi desta forma que se passou um dia muito interessante, onde se viveu o espírito Franciscano, sendo que a opinião geral defende que o Colégio deve voltar a dinamizar este tipo de atividades, pois é benéfico conviver com as outras Comunidades Educativas .