DIA MUNDIAL DO LIVRO – “Os Borlububos e a Dança das Letras”
Na passada sexta-feira, dia 23 de abril, assinalamos e promovemos o Dia Mundial do livro com a apresentação do livro: “Os Borlububos e a dança das letras” de Alice Rios e ilustração de Alexandra Duque.
Este momento contou com a presença da ilustradora, no nosso Colégio para, enquanto os Alunos/Professores/Educadoras iam ouvindo a história, a mesma, foi ilustrada em simultâneo num painel. Com esta atividade direcionada para os alunos da pré-escolar e primeiro ciclo o Colégio pretende, desde cedo, incutir hábitos e promoção da leitura.
O nosso agradecimento à ilustradora pela presença.
“Os Borlububos e a Dança das Letras” é uma história sobre a diferença, onde o fantástico e o real se conjugam, dando suporte a uma narrativa rica em jogos de palavras e exercícios de linguagem. Os Borlububos pertencem a uma comunidade de fantasmas que vivem nos subterrâneos da cidade do Porto – território constituído por uma rede de canais, galerias e aquedutos com mais de cinco séculos. Mas, embora pertencendo ao universo fantástico, os Borlububos movem-se num cenário realista: as ruas do Porto, onde encontram sempre algo de cívico ou humanitário para fazer, do muito que a ação humana não cobre. E mais uma vez, os Borlububos são os heróis voluntários e invisíveis de uma história para divertir e ensinar, que vai ao encontro de orientações curriculares e dos objetivos da escola.
“Os Borlububos e a Dança das Letras” é um livro que através da fantasia e do maravilhoso aborda a questão social da diferença e introduz noções de solidariedade; favorece uma atitude de tolerância e de respeito para com a pessoa diferente; e induz o interesse pela história da cidade.
Em suma: além do prazer da leitura – valorizado nas componentes de aventura e fantasia, por um lado, e pelos jogos de sabatina e trava-línguas por outro lado, este livro constitui-se como ferramenta pedagógica.