Dia do Pai

Pelas 8h30 do dia 19 de março, ocorreu, como já é tradição no Colégio de Lourdes, a celebração do Dia do Pai. É a forma de os filhos mostrarem o seu respeito e carinho por aqueles que todos os dias se esforçam para os levar à escola, alimentá-los e dar-lhes o melhor que podem.

Após uns minutos de espera por todos os pais, estes, juntamente com os filhos e todos os outros presentes, desceram ao ginásio, para passar uns momentos a conversar e conviver, tanto com os filhos, como, por vezes, com os amigos dos mesmos, proporcionando assim também uma interação entre os diversos intervenientes no processo educativo.

Após este momento de partilha e confraternização, a Irmã Adelaide Lopes tomou a palavra e elucidou os presentes sobre a importância do Pai e do quanto todos o devemos amar e respeitar. O discurso culminou com a atuação da Pré-escolar e 1º Ciclo, sob a orientação da professora Aliona Barbaneagra.

Após a música ter sido cantada duas vezes, a pedido da audiência encantada, o professor Duarte Almeida revelou que estava na altura de os alunos entregarem as suas prendas aos pais, o que propiciou mais um momento emotivo, em que estes desembrulhavam o fruto do trabalho dos filhos. Até os gestos mais simples, quando são vividos com pureza, tocam fundo no coração de cada um. São momentos que perduram…

Por fim, a mesa do pequeno-almoço foi aberta, sendo que todos puderam comer e beber algo, desfrutando da companhia dos seus entes queridos.

Finalmente, deu-se a “cerimónia” por terminada. Os pais despediram-se dos respetivos filhos e regressaram, para casa ou para o trabalho, começando os alunos também um dia de escola “normal”.