Dia de S. Francisco de Assis

No dia 4 de outubro, à semelhança de anos anteriores, os alunos do Colégio de Lourdes celebraram o dia de S. Francisco de Assis, pois, tal como entoa o nosso hino, a nossa comunidade educativa procura “seguir as pisadas de Francisco, proclamando a palavra de Jesus”. O dia iniciou com uma celebração no ginásio que, rapidamente, se tornou num local de oração para todos aqueles que quiseram marcar presença.

Este momento contou com a participação ativa e responsável dos nossos alunos. As leituras ficaram a cargo de um aluno de cada ciclo de ensino e o coro, que juntou os do 3º e 4º anos, deu voz aos cânticos ao longo da liturgia. Tratou-se de um momento vivido com grande intensidade e emoção, não só por parte dos colaboradores, mas também dos alunos, desde os mais pequeninos, da Pré-escolar, até aos do 10º ano de escolaridade.

Após o momento de reflexão mencionado, todos foram encaminhados para o Parque Aventura Diverlanhoso que lhes reservava um dia radical com e na Natureza.

Quando chegaram ao local, reabasteceram as suas forças, através de um lanche convívio, e foram divididos em grupos, sendo que os mais novos se dirigiram para a parte infantil, com desafios adequados às suas idades, juntamente com as suas educadoras. Já os mais velhos, sob orientação dos monitores e com os seus colegas e professores, foram percorrendo as mais diversas atividades de aventura e lazer, a saber: pontes suspensas (arvorismo), slide, caça ao tesouro, entre outros.

Aproximando-se a hora de almoço, os alunos juntaram-se para a refeição realizada na zona de merendas do parque, pois bem precisavam de se revitalizar, dada a tarde dinâmica e “devastadora de energia” que se avizinhava.

Posteriormente, já com as forças repostas, praticaram novamente algumas das atividades e fizeram ainda escalada (para os mais velhos) ou SlideKids (para os mais novos). É de notar a alegria constante dos nossos meninos, o sentimento de interajuda que demonstram perante os desafios e a ansiedade e vontade de experimentar coisas novas!

O Colégio tenciona continuar com a dinamização destas iniciativas que, aliadas à parte lúdica, fazem os nossos alunos aprender novos valores fora do contexto de sala de aula.

O feedback, geralmente, é sempre bastante positivo e realça, uma vez mais, o dia de São Francisco como “fantástico” e “inesquecível”, demonstrando já ânsia por descobrir para onde os levará o Colégio no próximo ano.

Tiveram um dia repleto de aventura e emoção e, para o finalizar, entoaram a já tão conhecida canção em homenagem a S. Francisco de Assis: “Com S. Francisco hoje te canto, ó natureza, quanta beleza, que esplendor (…).”
















AULAS ONLINE
CLASSROOM
INOVAR +
PLATAFORMA PEDAGÓGICA
AJUDA
Acesso AO INOVAR +
GALERIA
O QUE FAZEMOS E COMO FAZEMOS
PARCERIAS
ENTIDADES PARCEIRAS
EMENTAS
SALA DE REFEIÇÕES