DIA DE S. FRANCISCO

No dia 04 de outubro, o Colégio de Lourdes celebrou o Dia de S. Francisco, fundador da Ordem Franciscana.

Giovanni di Pietro di Bernardone, conhecido por S. Francisco de Assis, nasceu em Assis, a 5 de julho de 1182, e faleceu na sua terra natal, a 3 de outubro de 1226. Era um frade católico italiano admirado por milhões de fiéis.

A história de S. Francisco de Assis diz-nos que o mesmo partiu para a guerra como cavaleiro, mas foi capturado e adoeceu. Incentivado por uma visão, regressa à terra natal. Francisco terá sentido uma presença divina no seu regresso, o que o fez reconsiderar a sua existência antiga e preocupar-se com os necessitados. E, assim, começou a sua nova vida como pedreiro, reconstruindo muitas igrejas, além de que passou a ser missionário, tocado por uma passagem do Evangelho de S. Mateus.

A comemoração deste dia teve início às 8h30, no Mosteiro de S. Bento, em Santo Tirso, onde marcou presença grande parte do corpo docente e discente do Colégio na eucaristia, bem como alguns pais.

A eucaristia comemorativa do Dia de São Francisco foi a única parte em comum para os diferentes níveis de ensino (pré-escolar, 1º, 2º, 3º ciclos e secundário).

Com o término da mesma, por volta das 10h00, os diferentes grupos dirigiram-se para o local onde continuariam as celebrações.

Assim, a Pré – Escolar e o 1º Ciclo rumaram a Penafiel, mais propriamente à Quinta da Eira, onde puderam almoçar e usufruir de uma tarde maravilhosa. Tiveram a oportunidade de realizar algumas dinâmicas, como confeção de pizza e brigadeiros, realização de sacos de cheiro, com recurso a ervas campestres, visita aos animais, conhecimento do processo das vindimas e atelier de chocolate.

Embora com algumas alterações na planificação do dia, a meteorologia foi nossa amiga, o que permitiu a realização, na íntegra, destas atividades.

No fim do dia, o retorno ao Colégio, por parte dos alunos, foi feito na ânsia de partilhar as aventuras com os pais, que já os aguardavam.

O segundo e terceiro ciclos deslocaram-se ao Azurara Parque, em Vila do Conde. Os alunos puderam experimentar atividades diferentes das que são propostas pelo Colégio durante o período de aulas, desfrutando de uma espécie de aventura ao ar livre, repleta de adrenalina e emoção (levar os alunos para fora da sua zona de conforto é uma ótima iniciativa outdoor para a facha etária em que estes se encontram). Experimentaram uma emocionante viagem de 2 a 3 horas através da floresta, enquanto enfrentaram os obstáculos fixados em plataformas nas copas das árvores, explorando-os a partir de uma nova perspetiva, e “voaram” em várias linhas de slide a partir de alturas excitantes.

Enquanto os alunos aproveitavam o arborismo, equipados com um arnês, que permitiu andar de árvore em árvore com toda a segurança, os professores seguiam a atividade pelos trilhos abaixo do circuito e registavam o momento, como pode ser observado ao longo do artigo. Durante a tarde, tiveram a oportunidade de participar noutros tipos de jogos ao ar livre, entre eles o tiro à lata e a caça ao tesouro.

No primeiro, os alunos tiveram de usar a precisão para conseguirem derrubar as latas. Quanto ao segundo jogo, para obter o tesouro, precisaram de encontrar pistas e desvendar os mistérios.

Esta atividade, praticada em grupos, privilegiou a interação entre os participantes, reforçou o espírito de união e fortaleceu a sua coesão para o alcance de um objetivo comum. Organização, atenção, celeridade e trabalho de equipa foram as qualidades destacadas na descoberta do tesouro.

O dia terminou com o regresso ao Colégio, por volta das 16h30, tendo sido o convívio frutífero para estreitar os laços entre os alunos e os professores.

Este ano, o dia iniciou, também para o secundário, com a eucaristia na Igreja de São Bento para toda a comunidade educativa do Colégio. No final, os alunos seguiram viagem até Arouca, onde percorreram um trajeto pelos Passadiços do Paiva. Deste modo, os alunos preservaram a tradição e mantiveram-se em contacto com a Natureza, tal como São Francisco.

Assim que chegaram ao local, almoçaram junto ao Rio Paiva, podendo conviver e conversar tranquilamente, iniciando o percurso logo de seguida. Uma vez mais, este dia tão especial revelou-se marcante, repleto de aventura e desafios.

De facto, é de louvar a realização deste tipo de iniciativas por parte do nosso Colégio, pois serão certamente recordadas com carinho por todos aqueles que as vivem.

(Jornal Espião de Lourdes)