DIA DE S. FRANCISCO
No mês de Outubro, dedicado às missões, recordamos o Dia de S. Francisco de Assis, ele que é um grande inspirador das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, pois, tal como entoa o nosso hino, a nossa comunidade procura “seguir as pisadas de Francisco, proclamando a palavra de Jesus”. Desta forma, celebramos, no dia 04, uma Eucaristia na Igreja Matriz de Santo Tirso, inspirados pelo espírito missionário de Francisco presente nos 16 países onde as Irmãs Franciscanas desenvolvem Missão.
A Eucaristia iniciou-se por volta das 09h00 com a atuação dos alunos do secundário que transportaram orgulhosamente as bandeiras de todos os países onde as Irmãs desenvolvem a Missão [Paz e Bem] de modo a representar o tema que será desenvolvido ao longo do ano: Povos do Mundo – FMNS em Missão. Pretendemos com este tema abordar a importância do trabalho missionário que as Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora desempenham no mundo e sensibilizar toda a comunidade educativa para esta temática. Tratou-se de um momento vivido com grande intensidade e emoção, não só por parte dos colaboradores, mas também dos alunos, desde os mais pequeninos, da pré-escolar, até aos do 11º ano de escolaridade.
Após o momento de reflexão mencionado, os mais novos, da pré-escolar, foram contactar com a Natureza no parque da cidade e visitar o Sea Life, no Porto. Os restantes alunos foram encaminhados para o Parque Timeout Aventura em Ponte de Lima que lhes reservava um dia radical com e na Natureza.
Quando chegaram ao local, por volta das 11h00, reabasteceram as suas forças, através de um lanche convívio, e foram divididos em grupos com desafios adequados às suas idades, juntamente com os seus professores. Todos os alunos, sob orientação dos monitores e com os seus colegas, foram percorrendo as mais diversas atividades de aventura e lazer, a saber: pontes suspensas (arvorismo), slide, caça ao tesouro, canoagem, entre outras.
Aproximando-se a hora de almoço, os alunos juntaram-se para a refeição realizada na zona de merendas do parque, pois bem precisavam de se revitalizar, dada a tarde dinâmica e “devastadora de energia” que se avizinhava.
Posteriormente, já com as forças repostas, praticaram algumas das atividades restantes. Foi visível a alegria constante dos nossos colegas, o sentimento de interajuda que demonstraram perante os desafios e a ansiedade e vontade de experimentar coisas novas!
O Colégio tenciona continuar com a dinamização destas iniciativas que, aliadas à parte lúdica, fazem-nos aprender novos valores fora do contexto de sala de aula.
O feedback, foi, naturalmente, bastante positivo e realça, uma vez mais, o dia de S. Francisco como “fantástico” e “inesquecível”, criando desde já alguma curiosidade para descobrir para onde nos levará o Colégio no próximo ano.
(Sofia Paixão e Gustavo Silva – 11.º Ano)