Dia das Bandeiras Verdes

O Colégio de Lourdes foi, pela segunda vez, galardoado com a Bandeira Eco-Escolas, no âmbito do “Dia das Bandeiras Verdes”, uma gratificação por todo o trabalho realizado no passado ano letivo no respeitante a este projeto. O referido evento realizou-se a 27 de setembro do mês transato, no Parque Municipal de Mafra.

Nesse dia, um grupo madrugador de alunos dos 7º (João Miguel Costa, Matilde Rompante, Matilde Parati e Mafalda Amorim) e 8º (Elisa Novais e Pedro Oliveira) anos, acompanhados pela Professora Raquel Pinto, partiu, pelas 7h30, de autocarro, cordialmente disponibilizado pela Câmara Municipal de Santo Tirso, rumo a Mafra.

O transporte foi ainda partilhado por mais três escolas do concelho, a saber: a Oficina – Escola Profissional do INA, a Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento e a Escola Profissional de Serviços de Cidenai. Apesar das diferentes faixas etárias e proveniências, o ambiente durante a viagem foi de diversão e de interação entre os alunos das diferentes Instituições de Ensino.

Após cerca de quatro horas de viagem, o grupo chegou ao recinto do Parque Municipal de Mafra, onde já decorria a Eco-Mostra com diversas atividades, que incluíram também insufláveis, parede de escalada, escola de trânsito, para além de exposições e pequenos desafios dinamizados por mais de 70 expositores, incluindo escolas e outras entidades. O tempo foi curto para usufruir de todas as iniciativas, uma vez que a cerimónia de entrega da Bandeira Eco-Escolas iniciou às 14h00. Por este motivo, sem grandes delongas pela Mostra, foi decidido, unanimemente, almoçar, num clima de total partilha.

Como recomendado, às 13h30, os alunos dirigiram-se para o recinto do  Palco Principal, no qual, pontualmente, às 14h00, principiou a Cerimónia Galardão Eco-Escolas 2017, ao som dos Bombos da Encarnação, aos quais se seguiram os discursos de Boas-Vindas de José Archer, diretor  da ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa)/FEE (Fundação para a Educação Ambiental) Portugal e de Hélder Silva, Presidente da Câmara Municipal de Mafra. O reportório prosseguiu com apresentações da Associação Nariz Vermelho, os 10 anos da Geração Depositrão e intervenções artísticas promovidas pelas várias instituições escolares do concelho.

Nos instantes finais do evento, ocorreu o tão esperado momento! Um elemento representante do nosso Colégio, o aluno Pedro Oliveira, subiu ao palco principal para receber a Bandeira Eco-Escolas, sendo que, no meio de tanta azáfama, se perpetuou o sentimento de alegria e de orgulho pelo reconhecimento alcançado.

Após a receção da bandeira e memória fotográfica de alguns momentos para mais tarde recordar, foi tempo de abandonar o Palco Principal e preparar o regresso. À saída, foi distribuído um lanche, bem como um saco com materiais, a todos os participantes.

O regresso a Santo Tirso decorreu com uma certa nostalgia, dado serem relembrados todos os momentos vividos, além de muito cansaço visível nos nossos representantes.


CLASSROOM
INOVAR +
PLATAFORMA PEDAGÓGICA
AJUDA
Acesso AO INOVAR +
GALERIA
O QUE FAZEMOS E COMO FAZEMOS
PARCERIAS
ENTIDADES PARCEIRAS
EMENTAS
SALA DE REFEIÇÕES