O Colégio de Lourdes, de natureza católica, é um Estabelecimento de Ensino particular, não superior, no gozo efectivo das prerrogativas de «Pessoa Colectiva de Utilidade Pública».
Obteve, da APCER, (Associação Portuguesa para a Certificação), em 11 de Fevereiro de 2005, “a certificação de acordo com as normas internacionais de gestão da qualidade, o que demonstra empenho em promover a criação de sistemas de actuação que assegurem a máxima qualidade na educação Pré-escolar e no Ensino Básico.
Na sequência desta certificação, o Colégio de Lourdes passou a adoptar os requisitos da Norma NP EN ISO 9001:2000 no âmbito da ”Educação Pré-escolar, Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º Ciclos) e actividades de enriquecimento curricular (piano, guitarra, dança hip-hop, teatro, natação, actividades desportivas, como o ténis e o futebol, atelier de artes e estudo orientado”. (Discurso do representante da APCER, no dia da entregada oficial dos Certificados (APCER e IQNET, em 3 de Junho de 2005).
Foi o primeiro Colégio em Portugal a ser certificado por esta Entidade acreditada pelo IPQ (Instituto Português da Qualidade) para a Certificação de Sistemas de Gestão de Qualidade (NP EN ISO 9001:2000); Sistemas de Gestão Ambiental (NP EN ISO 14001:1999) e Verificações Ambientais (EMAS I) e para a Certificação de Pessoas (Auditores e Coordenadores de Qualidade).
Por sua vez, o Instituto Português da Qualidade, em 5 de Dezembro de 2005, foi também o primeiro a convidar o Colégio de Lourdes, na sua sede em Lisboa (Monte de Caparica) para, na sessão temática da Comissão Sectorial para o Ensino, “Boas Práticas de Gestão da Qualidade em Instituições do Ensino e a importância da Formalização do Sistema da Qualidade através da Certificação”, partilhar, perante assembleia seleccionada, a experiência levada a cabo no domínio da certificação do sistema de gestão da qualidade.
No dizer do representante do Conselho de Administração do IPQ “constituiu um claro exemplo de como as metodologias da Qualidade e a Certificação podem ser factores potenciadores da optimização, da eficácia da gestão e suportes de dinâmicas mobilizadoras essenciais às organizações, independentemente da sua natureza. Em nome do IPQ e da Comissão Sectorial para o Ensino e Formação, congratulamo-nos com o público sucesso desta iniciativa, para o que muito contribuiu o exemplo seguro e profissional da experiência do Colégio de Lourdes, só possível pela capacidade de envolvimento dos seus colaboradores, técnicos, profissionais, e dirigentes daquela Instituição, patente na dinâmica, capacidade e qualidade de liderança clara, serena mas decidida da sua Directora”.